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O QUE É CERTIFICADO DIGITAL

O Certificado Digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como web, permitindo que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas eletrônicas de governo, entre outras, sejam realizadas. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora (AC) que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo,
servidor) a um par de chaves criptográficas. Os certificados contêm os dados de seu titular conforme
detalhado na Política de Certificado de cada Autoridade Certificadora.

*Não recomendamos a utilização de seus Certificados Digitais para computadores MAC.
**Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificados Digitais nesses computadores


CARACTERÍSTICAS E MODELOS:

Arquivo digital instalado e armazenado
diretamente no computador, protegido por
senha.
Validade de 1 ano.

Arquivo armazenado dentro de uma mídia
física (token ou cartão), protegido por senha.
Validade de 1, 2 ou 3 anos.

ATENÇÃO: AGENDAMENTOS SOMENTE 6H APÓS A COMPENSAÇÃO DO BOLETO.

Certificado Digital e-CPF

O e-CPF é um Certificado para pessoa física é a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física), funcionando como a sua identidade na internet.

É indicado para identificar uma pessoa física perante a Receita Federal.

Certificado Digital e-CNPJ

O e-CNPJ é um Certificado emitido para empresas, oferecendo validade jurídica aos atos eletrônicos realizados na Receita Federal, como o envio de declarações e acessos ao e-CAC. O e-CNPJ deve ser emitido para o representante legal da empresa.

É indicado para identificar uma e mpresa através de seu representante legal perante a Receita Federal e busca uma solução completa para uso do Certificado

Certificado Digital SafeID

O SafeID é um Certificado Digital armazenado em nuvem, disponível como e-CPF e e-CNPJ. Com ele o usuário não precisa se preocupar em utilizar uma mídia física podendo acessá-lo a partir de qualquer computador autorizado. O uso do certificado é autorizado através de aplicativo instalado em smartphone onde também pode ser consultado o histórico de uso.

É indicado para profissionais que querem ter o controle do certificado no seu smartphone, sem a necessidade de portar um token ou cartão.

Certificado Digital e-CPF

O PJ NF-e é um certificado digital, padrão ICP-Brasil, com validade jurídica, indicado para empresas que precisam emitir notas fiscais eletrônicas, podendo ser utilizado para este fim, por qualquer pessoa, não necessitando ser o representante legal da empresa.

É indicado para emissão de notas fiscais e acesso a sistemas, porém, não vinculados à Receita Federal.

OUTRAS OPÇÕES

  • Para emissão do e-CPF são necessários os seguintes requisitos:

     

    Presença física do titular do CPF,
    Apresentar documentos ORIGINAIS.

    Documentos necessários:

    Documento de identidade com fé pública em bom estado e que a foto permita a identificação do titular; não serão aceitos documentos replastificados e desatualizados.
    CPF – dispensável se constar no documento de identidade;
    Identificação social (PIS, Pasep ou NIT) – OBRIGATÓRIO para Conectividade Social, se houver a necessidade de incluir trazer impresso do site; clique aqui
    Permitida a inclusão de apenas um número de CEI por e-CPF;
    Cadastro Específico do INSS-CEI – OBRIGATÓRIO para Conectividade Social, se houver a necessidade de incluir trazer impresso do site; clique aqui
    Permitida a inclusão de apenas um número de CEI por e-CPF;
    Título de eleitor, se informado no certificado.

    Aceita-se como documento de identidade com fé pública:

    Cédula de Identidade (CI / RG / DNI);
    Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    Carteira de Identidade Profissional, emitida por órgãos criados por Lei Federal, tais como: OAB, CRC, CRM, CRO e CREA;
    Passaporte;
    Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE, RNE e CRNM);

    ATENÇÃO

    Cópias simples e/ou cópias autenticadas NÃO SÃO ACEITAS.
    Documentos que possuem prazo de validade precisam estar vigentes (exceto CNH).
    Conforme determinado pela ICP-Brasil, o registro de dados biométricos (foto e impressões digitais) é obrigatório e será realizado durante a validação do Certificado Digital.
    Para a sua segurança, a Safeweb reserva-se ao direito de solicitar documentos adicionais, caso julgue necessário.

    Para emissão do e-CNPJ são necessários os seguintes requisitos:

    Presença física do responsável que possua o CPF vinculado ao CNPJ da empresa na Receita Federal o qual deve constar na cláusula de administração do Documento de
    Constituição da empresa.
    Apresentar documentos ORIGINAIS que estejam REGISTRADOS nos órgãos competentes.

    Documentos necessários relativos à pessoa jurídica:

    Documento oficial de constituição da empresa (contrato social, requerimento de empresário e todas as alterações. Em casos de alteração consolidada, somente esta e as posteriores)
    ou Certidão Simplificada emitida em 30 dias.;
    Documento com chancela digital só poderá ser aceito se houver a possibilidade de validação no site do órgão registrador;
    Cartão do CNPJ;
    Cadastro Específico do INSS (CEI) – opcional
    Documento de identidade com fé pública em bom estado e que a foto permita a identificação do titular; Não serão aceitos documentos replastificados e desatualizados.
    CPF – dispensável se constar no documento de identidade

    Importante

    Para emissões, cujo o Tipo de Sociedade for Madeireira, o(s) responsável(eis) obrigatoriamente deverá(ão) apresentar na validação presencial 02 documentos de identificação válidos.
    << Relativo(s) ao(s) responsável(eis): mesma pessoa no cadastro da RFB>>
    Documento de identidade com fé pública em bom estado e que a foto permita a identificação do titular;
    CPF – dispensável se constar no documento de identidade;

    Aceita-se como documento de identidade com fé pública:

    Cédula de Identidade (CI / RG / DNI);
    Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    Carteira de Identidade Profissional, emitida por órgãos criados por Lei Federal, tais como: OAB, CRC, CRM, CRO e CREA;
    Passaporte;
    Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE, RNE e CRNM);

    ATENÇÃO

    Cópias simples e/ou cópias autenticadas NÃO SÃO ACEITAS.
    Documentos que possuem prazo de validade precisam estar vigentes (exceto CNH).
    Conforme determinado pela ICP-Brasil, o registro de dados biométricos (foto e impressões digitais) é obrigatório e será realizado durante a validação do Certificado Digital.
    Para a sua segurança, a Safeweb reserva-se ao direito de solicitar documentos adicionais, caso julgue necessário.
    Em casos de validações com documentos especiais, diferentes dos expostos acima, entrar em contato com o setor Comercial da Safeweb.

  • A senha de revogação é utilizada para cancelar (revogar) o Certificado Digital pela internet, caso o mesmo tenha sido extraviado. Recomendamos que a senha possua de oito (8) a vinte (20) caracteres,
    sendo de uso exclusivo do titular do Certificado. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese

    Cada token possui duas senhas a PIN (senha do usuário) e a PUK (senha do administrador), registradas pelo titular do Certificado Digital e de conhecimento exclusivo do mesmo. Recomendamos que as senhas sejam diferentes e que possuam de quatro (4) a dezesseis (16) caracteres. Senha PIN: solicitada sempre que o token ou cartão for utilizado. Senha PUK: utilizada para desbloquear o token ou cartão. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. Por isso, recomendamos que as mesmas sejam guardadas em local seguro, pois sua perda inviabiliza o desbloqueio do token.

    Acesse www.safeweb.com.br;
    Selecione a opção “SUPORTE” no menu;
    Clique no ícone correspondente ao token e Baixe e instale o software SafeNet 8.3, logo após insira o eToken na porta USB;
    Clique no ícone correspondente aos cartões e Baixe e instale o software SafeSing 3.0.80;

    Na aquisição do seu Certificado Digital, você recebeu um documento no qual anotou as suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Para desbloquear sua senha PIN (senha do usuário) você vai precisar estar com a senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software SafeSing está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > Programas > SafeNet > Safenet Authentication Client > Safenet Authentication Client Tools > Desbloquear senha do token ou cartão. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por quinze (15) vezes
    consecutivas o token será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

    Na aquisição do seu token, você recebeu um documento no qual anotou suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Caso você não tenha mais a sua senha PUK (senha do administrador), será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

    É obrigatória a validação presencial pois é a etapa em que é conferida a documentação e realizada a coleta biométrica . Ou seja, é a ocasião em que se comprova a veracidade dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da presença do titular e a apresentação dos documentos obrigatórios.

    O Representante legal é a pessoa que representa a empresa perante a Receita Federal.

    Não. Apenas para certificado PJ NF-e que é permitido a utilização de procuração com algumas especificações .Consulte mais informações através do nosso telefone.

    Não, é necessário que a empresa regularize a situação junto a Receita Federal através da Procuração Eletrônica ao Contador responsável, e somente após regularizada com CNPJ ativo, que a empresa poderá realizar a compra e validação de seu certificado digital.

Documentos Nescessários

Para emissão do e-CPF são necessários os seguintes requisitos:

 

Presença física do titular do CPF,
Apresentar documentos ORIGINAIS.

Documentos necessários:

Documento de identidade com fé pública em bom estado e que a foto permita a identificação do titular; não serão aceitos documentos replastificados e desatualizados.
CPF – dispensável se constar no documento de identidade;
Identificação social (PIS, Pasep ou NIT) – OBRIGATÓRIO para Conectividade Social, se houver a necessidade de incluir trazer impresso do site; clique aqui
Permitida a inclusão de apenas um número de CEI por e-CPF;
Cadastro Específico do INSS-CEI – OBRIGATÓRIO para Conectividade Social, se houver a necessidade de incluir trazer impresso do site; clique aqui
Permitida a inclusão de apenas um número de CEI por e-CPF;
Título de eleitor, se informado no certificado.

Aceita-se como documento de identidade com fé pública:

Cédula de Identidade (CI / RG / DNI);
Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
Carteira de Identidade Profissional, emitida por órgãos criados por Lei Federal, tais como: OAB, CRC, CRM, CRO e CREA;
Passaporte;
Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE, RNE e CRNM);

ATENÇÃO

Cópias simples e/ou cópias autenticadas NÃO SÃO ACEITAS.
Documentos que possuem prazo de validade precisam estar vigentes (exceto CNH).
Conforme determinado pela ICP-Brasil, o registro de dados biométricos (foto e impressões digitais) é obrigatório e será realizado durante a validação do Certificado Digital.
Para a sua segurança, a Safeweb reserva-se ao direito de solicitar documentos adicionais, caso julgue necessário.

Para emissão do e-CNPJ são necessários os seguintes requisitos:

Presença física do responsável que possua o CPF vinculado ao CNPJ da empresa na Receita Federal o qual deve constar na cláusula de administração do Documento de
Constituição da empresa.
Apresentar documentos ORIGINAIS que estejam REGISTRADOS nos órgãos competentes.

Documentos necessários relativos à pessoa jurídica:

Documento oficial de constituição da empresa (contrato social, requerimento de empresário e todas as alterações. Em casos de alteração consolidada, somente esta e as posteriores)
ou Certidão Simplificada emitida em 30 dias.;
Documento com chancela digital só poderá ser aceito se houver a possibilidade de validação no site do órgão registrador;
Cartão do CNPJ;
Cadastro Específico do INSS (CEI) – opcional
Documento de identidade com fé pública em bom estado e que a foto permita a identificação do titular; Não serão aceitos documentos replastificados e desatualizados.
CPF – dispensável se constar no documento de identidade

Importante

Para emissões, cujo o Tipo de Sociedade for Madeireira, o(s) responsável(eis) obrigatoriamente deverá(ão) apresentar na validação presencial 02 documentos de identificação válidos.
<< Relativo(s) ao(s) responsável(eis): mesma pessoa no cadastro da RFB>>
Documento de identidade com fé pública em bom estado e que a foto permita a identificação do titular;
CPF – dispensável se constar no documento de identidade;

Aceita-se como documento de identidade com fé pública:

Cédula de Identidade (CI / RG / DNI);
Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
Carteira de Identidade Profissional, emitida por órgãos criados por Lei Federal, tais como: OAB, CRC, CRM, CRO e CREA;
Passaporte;
Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE, RNE e CRNM);

ATENÇÃO

Cópias simples e/ou cópias autenticadas NÃO SÃO ACEITAS.
Documentos que possuem prazo de validade precisam estar vigentes (exceto CNH).
Conforme determinado pela ICP-Brasil, o registro de dados biométricos (foto e impressões digitais) é obrigatório e será realizado durante a validação do Certificado Digital.
Para a sua segurança, a Safeweb reserva-se ao direito de solicitar documentos adicionais, caso julgue necessário.
Em casos de validações com documentos especiais, diferentes dos expostos acima, entrar em contato com o setor Comercial da Safeweb.

Formas de Pagamento

Dúvidas Frequentes

A senha de revogação é utilizada para cancelar (revogar) o Certificado Digital pela internet, caso o mesmo tenha sido extraviado. Recomendamos que a senha possua de oito (8) a vinte (20) caracteres,
sendo de uso exclusivo do titular do Certificado. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese

Cada token possui duas senhas a PIN (senha do usuário) e a PUK (senha do administrador), registradas pelo titular do Certificado Digital e de conhecimento exclusivo do mesmo. Recomendamos que as senhas sejam diferentes e que possuam de quatro (4) a dezesseis (16) caracteres. Senha PIN: solicitada sempre que o token ou cartão for utilizado. Senha PUK: utilizada para desbloquear o token ou cartão. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. Por isso, recomendamos que as mesmas sejam guardadas em local seguro, pois sua perda inviabiliza o desbloqueio do token.

Acesse www.safeweb.com.br;
Selecione a opção “SUPORTE” no menu;
Clique no ícone correspondente ao token e Baixe e instale o software SafeNet 8.3, logo após insira o eToken na porta USB;
Clique no ícone correspondente aos cartões e Baixe e instale o software SafeSing 3.0.80;

Na aquisição do seu Certificado Digital, você recebeu um documento no qual anotou as suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Para desbloquear sua senha PIN (senha do usuário) você vai precisar estar com a senha PUK (senha do administrador) em mãos, verifique se o software SafeSing está instalado no seu computador, clicando em Iniciar > Programas > Programas > SafeNet > Safenet Authentication Client > Safenet Authentication Client Tools > Desbloquear senha do token ou cartão. IMPORTANTE: Se você também digitar a senha PUK incorretamente por quinze (15) vezes
consecutivas o token será imediatamente bloqueado e inutilizado. Será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

Na aquisição do seu token, você recebeu um documento no qual anotou suas senhas, verifique se não tem esse documento guardado. Caso você não tenha mais a sua senha PUK (senha do administrador), será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo token. A Safeweb não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. IMPORTANTE: Nunca clique em “Limpar Token” e “Inicializar Token”. Essas opções apagam o certificado do token, não sendo mais possível recuperá-lo.

É obrigatória a validação presencial pois é a etapa em que é conferida a documentação e realizada a coleta biométrica . Ou seja, é a ocasião em que se comprova a veracidade dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da presença do titular e a apresentação dos documentos obrigatórios.

O Representante legal é a pessoa que representa a empresa perante a Receita Federal.

Não. Apenas para certificado PJ NF-e que é permitido a utilização de procuração com algumas especificações .Consulte mais informações através do nosso telefone.

Não, é necessário que a empresa regularize a situação junto a Receita Federal através da Procuração Eletrônica ao Contador responsável, e somente após regularizada com CNPJ ativo, que a empresa poderá realizar a compra e validação de seu certificado digital.

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